quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O USO DA HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA COMO ESTRATÉGICA METODOLÓGICA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PIBID/UERN: O USO DA HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA COMO ESTRATÉGICA METODOLÓGICA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
 AUTORA:
Kryslânia Kataryna dos Santos Gama

REALIZAÇÃO: PIBID MOREIRA DIAS



     Segundo as mídias a abordagem de assuntos como Meio Ambiente e Saúde vem sendo bastante discutida nos dias atuais. Isto ocorre porque há necessidade de fazer esta relação entre os recursos naturais e os hábitos alimentares. Diante do contexto apresentado, a nossa sociedade precisa conhecer os benefícios que existem nos alimentos sem agrotóxicos, como é possível através de medidas simples e poucos custos, transformar um espaço que antes não tinha utilidade numa horta orgânica. Esta consciência deve ser trabalhada nas escolas, incluindo a temática: Saúde, Alimentos e Meio-Ambiente nos currículos escolares. Além de promover a união de conceitos das disciplinas Biologia e Química. O referente projeto: Uma Horta Orgânica na Minha Escola esta sendo desenvolvido na Escola Estadual Professor Aida Ramalho Cortez Pereira – Mossoró/ RN através do PIBID/CAPES/ UERN (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Universidade Estadual do Rio Grande do Norte) através de etapas, respeitando em cada uma o seu tempo de duração, o seu objetivo principal e qual metodologia será adotada. 

A) No módulo 01 serão ministrados os fundamentos básicos para a criação da horta orgânica.

B) no módulo 02 os alunos irão desenvolver o começo da horta, confeccionando o local do plantio, utilizando para esta etapa material reciclável (garrafas-pet). Além de escolher o que plantar na horta, levando em consideração as necessidades da escola, pois as frutas, verduras, legumes, ervas serão para consumo na merenda escolar. 

C) No módulo 03 os alunos do 2° ano serão divididos em equipes, para que cada grupo tenha uma função específica. Esta divisão será da seguinte maneira: Equipe 1: Cuidados com o solo/compostagem/ adubação; Equipe 2: responsável por plantar as sementes e mudas; Equipe 3: irrigação e cuidados no desperdício de água; Equipe 4: Prevenção, identificação e controle de pragas e doenças na horta. 

D) Neste momento os alunos do 2° ano irão realizar um levantamento de dados. 

E) No quinto momento do projeto, desenvolverá na escola o Dia da Saúde, onde os alunos do 2° ano irão expor através de uma amostra as fotos, slides e cartazes sobre as curiosidades, observações, acertos e erros da horta orgânica, além do debate: A Importância da Alimentação Saudável. Espera-se com o desenvolvimento do projeto: Uma Horta Orgânica na Minha Escola que a comunidade escolar sinta-se estimulada a consumir alimentos saudáveis, a preservar os recursos naturais. Além de compreender a importância de incluir a temática Meio Ambiente e Saúde como sendo temas transversais nos currículos escolares. Que o professor independente da disciplina que leciona utilize a partir da horta orgânica recursos didáticos onde os conteúdos teóricos possam ser visto também pela prática. Diversificando assim a sua metodologia e criando na sala de aula o envolvimento dos alunos no contexto da aprendizagem. Vale ressaltar que o projeto esta no inicio e tem como meta principal à integração dos alunos, em especial, visto que são eles os personagens principais e ativos de todas as atividades prática da horta orgânica. 

Fotos abaixo:








Nenhum comentário:

Postar um comentário