quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM ALUNOS MONITORES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA

A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM ALUNOS MONITORES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA

Realização: PIBID MOREIRA DIAS
 



O ensino de química nas escolas públicas ainda encontra-se necessitado de melhorias nos processos de ensino-aprendizagem. O uso de aulas experimentais pode contribuir de forma positiva para este processo, melhorando assim a aprendizagem nesta disciplina. Porém, há ainda a ausência de um laboratório de ciências adequado para que o aluno e professor efetuem suas pesquisas e práticas. Com isto é necessário um incentivo a escola, aluno e professor. É nessa perspectiva, de ajudar professor e alunos de graduação em licenciatura plena, que foi criado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC). Com este intuito foi desenvolvido um projeto de capacitação para alunos do Ensino Médio na oportunidade de passar conhecimentos da Química na prática através da monitoria, onde foram selecionados os alunos de 2° séries do Ensino Médio da Escola Estadual Aida Ramalho Cortez Pereira, para atuarem futuramente como monitores da disciplina química. Foi ministrado um treinamento com estes alunos, sendo divido em três etapas, a primeira etapa: Por meio de uma aula expositiva e informativa, onde foram abordados temas relacionados às técnicas de segurança e manuseios de vidrarias utilizados em laboratório, a segunda etapa: Uma prova prática, com manuseio de material de apoio ás atividades de laboratório e técnicas de segurança, a terceira etapa: A elaboração de roteiros de práticas, e como preparar relatório de aulas práticas. Cujos objetivos visa despertar o interesse em química fornecendo os conhecimentos através da monitoria, como também averiguar os conhecimentos prévios dos alunos nas aulas práticas de capacitação e avaliar as competências e habilidades dos alunos monitores através de um questionário aplicado no final do treinamento. Após a aplicação do projeto será entregue um certificado de 5 horas para os alunos monitores que participaram ativamente. Espera-se que os alunos monitores possam servir de incentivo à escola, com relação à organização do laboratório de ciências, e como um auxílio do professor de química nas aulas práticas.

Fotos abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário