A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM ALUNOS MONITORES NA
DISCIPLINA DE QUÍMICA
Realização: PIBID MOREIRA DIAS
O ensino
de química nas escolas públicas ainda encontra-se necessitado de melhorias nos
processos de ensino-aprendizagem. O uso de aulas experimentais pode contribuir
de forma positiva para este processo, melhorando assim a aprendizagem nesta
disciplina. Porém, há ainda a ausência de um laboratório de ciências adequado
para que o aluno e professor efetuem suas pesquisas e práticas. Com isto é
necessário um incentivo a escola, aluno e professor. É nessa perspectiva, de
ajudar professor e alunos de graduação em licenciatura plena, que foi criado o
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o apoio da
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do
Ministério da Educação (CAPES/MEC). Com este intuito foi desenvolvido um
projeto de capacitação para alunos do Ensino Médio na oportunidade de passar
conhecimentos da Química na prática através da monitoria, onde foram
selecionados os alunos de 2° séries do Ensino Médio da Escola Estadual Aida
Ramalho Cortez Pereira, para atuarem futuramente como monitores da disciplina
química. Foi ministrado um treinamento com estes alunos, sendo divido em três
etapas, a primeira etapa: Por meio de uma aula expositiva e informativa, onde
foram abordados temas relacionados às técnicas de segurança e manuseios de
vidrarias utilizados em laboratório, a segunda etapa: Uma prova prática, com
manuseio de material de apoio ás atividades de laboratório e técnicas de
segurança, a terceira etapa: A elaboração de roteiros de práticas, e como
preparar relatório de aulas práticas. Cujos objetivos visa despertar o
interesse em química fornecendo os conhecimentos através da monitoria, como
também averiguar os conhecimentos prévios dos alunos nas aulas práticas de
capacitação e avaliar as competências e habilidades dos alunos monitores
através de um questionário aplicado no final do treinamento. Após a aplicação
do projeto será entregue um certificado de 5 horas para os alunos monitores que
participaram ativamente. Espera-se que os alunos monitores possam servir de
incentivo à escola, com relação à organização do laboratório de ciências, e
como um auxílio do professor de química nas aulas práticas.
Fotos abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário