quarta-feira, 16 de abril de 2014

Trabalhos em desenvolvimento no Moreira Dias.

A partir do dia 15 de abril o PIBID/Química esta desenvolvendo projetos na Escola Estadual Moreira Dias, Juntamente com as Bolsistas Amanda Enéas, Ewelany Louyde, Vanessa Bezerra e Ivanilma Soares, o professor supervisor é Alexsandro Domingos, Os projetos desenvolvidos são: Semana Ambiental : Trabalhando a química no meio ambiente, Teatro Científico ( Grupo teatral Mendelévio (Md)), A Semana Química, e a Fabricação de Perfumes e sabonetes com alunos do ensino médio. Os seguintes projetos serão desenvolvidos ate o mês de junho, com todos os alunos do ensino médio da escola. 


Semana Ambiental : Trabalhando a química no meio ambiente

O seguinte projeto será desenvolvido durante os dias 05 a 07 de maio de 2014, com a participação de um Engenheiro Agrônomo ( UFERSA) e uma Nutricionista ( UNP) com apresentação de palestras sobre contaminação do solo e Alimentação saudável, os alunos irão produzir uma pequena horta orgânica juntamente com os bolsistas.


Teatro Científico: Grupo teatral Mendelévio (Md) 

O grupo teatral terá a participação de 30 alunos da escola, onde os mesmos irão atuar e aprender experimentos químicos, o roteiro da peça esta sendo escrita pelos próprios bolsistas do PIBID juntamente com o Supervisor, a peça desenvolvida ser:


A História de Amor entre um Químico e uma Donzela

O espetáculo relatará a historia de amor entre Gadolínio, um jovem rapaz pertencente a uma família humilde que se apaixona pela filha do patrão, senhorita Platina. Esta jovem muito linda e formosa tinha o desejo de se casar com um jovem inteligente e para conquistar o coração de sua donzela, Gadolínio resolve ir para a capital estudar química, uma ciência complicada, mas que segundo ele o deixaria tão rico, mas tão rico e inteligente que a senhorita Platina se renderia a seus pés.

Tempos depois, ao voltar para sua cidade descobre que o grande amor de sua vida estava de casamento marcado com o charmoso Frâncio, noticia está que o deixou extremamente triste. Porém não foi para perder seu amor que ele passou dolorosos4 anos na faculdade a fim de conquistar sua paixão.

Diante isso, ele resolve ir ter com o pai da Platina, o poderoso senhor Nióbio, exigindo que uma disputa entre ele e o Frâncio fosse realizada para aquele que vencer pudesse ter o amor de Platina.

A disputa proposta por Gadolínio, não foi tão justa. Cheio de más intenções sugeriu uma briga sem armas e sem lutas, não seria a força testada e sim a inteligência de cada um, já que a linda Platina tinha o desejo de casar com um homem inteligente, nada mais justo do que avaliar o intelecto de cada cavalheiro.

Uma disputa cheia de experimentos e discussões iniciará, o mediador será o tão glorioso e estudioso professor Estrôncio. E que vença o melhor, pois essa disputa guarda grandes supressas e emoções.


A Semana Química

O seguinte projeto será aplicado durante o mês de junho mais precisamente na semana do dia do Químico 18 de junho, as turmas do 2° ano A, B e C, Produzirão experimentos, jogos químicos com o tema Soluções Químicas, onde acontecerá uma competição de perguntas e respostas, ao final da semana as turmas terão que trazer uma REVISTA QUÍMICA com o tema A química e as tecnologias, a turma que produzir a melhor revista ganhará uma possível Aula de Campo. 

Fabricação de Perfumes e sabonetes com alunos do ensino médio

O projeto será desenvolvido com alunos do 3° ano A e B, inicialmente será mostrado aos alunos a parte da teoria e de toda a historia dos perfumes e o procedimento utilizado para fabricação dos mesmos, o Filme "Perfume a historia de um assassino" será mostrado aos alunos, ao termino do projeto os discentes colocarão em pratica toda a parte experimental confeccionando assim seu perfume e sabonete juntamente com os bolsistas.

Abaixo algumas fotos do grupo:









Nenhum comentário:

Postar um comentário